Você está visualizando atualmente Gênio das Finanças: uma nova proposta de Educação Financeira

Gênio das Finanças: uma nova proposta de Educação Financeira

• Categoria do post:Blog

O Gênio das Finanças é um programa de educação financeira e comportamental cuja fundamentação vem a partir de conceitos relacionados à economia e à psicologia

O Colégio Victorino aplica para os alunos durante o período de 1 hora/aula quinzenal. O objetivo é ensiná-los, de maneira simples e prática, a como lidar com armadilhas mentais relacionadas ao dinheiro.

Assim, o Gênio das Finanças contribui para a formação de cidadãos que saberão, desde cedo, a planejar, estipular metas, bem como assumir atitudes financeiras bem mais conscientes.

Alinhamento com a BNCC

O programa Gênio das Finanças possui alinhamento com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Além disso, seu alinhamento estende-se igualmente à ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira).

Estas duas instituições compreendem que a Educação Financeira é uma matéria transdisciplinar, uma vez que envolve todos os demais pontos que possuem relação com o desenvolvimento do comportamento do cidadão com relação ao dinheiro.

Gênio das Finanças: importância de uma sociedade financeiramente equilibrada

A seguir, algumas curiosidades sobre a situação financeira de jovens e adultos brasileiros:

• 45% das pessoas entre 18 e 24 anos não têm a mínima noção de como administrar seu dinheiro. Assim, acabam endividando-se e ficando em situação de inadimplência;
  • 53% dos estudantes não chegaram sequer a atingir o nível mínimo de informação sobre educação financeira. A pesquisa foi realizada pelo Programa de Avaliação de Alunos, no ano de 2017 (ODCE);
  • 40% dos adultos brasileiros possui algum tipo de dívida, segundo dados do Serasa Experian;

Assim sendo, o programa Gênio das Finanças pretende transformar completamente essa realidade!

Principais vantagens do programa:

1. Incentiva a cultura da prevenção.
  2. Ajuda a solucionar problemas, bem como fazer escolhas de maneira independente, baseadas totalmente na mudança de atitude.
  3. Consumir e economizar de maneira ética, com responsabilidade e consciência.
  4. Desenvolver uma postura empreendedora e criativa.
  5. Fazer planejamentos de longo, médio e curto prazo.

O Colégio Victorino está com o Gênio das Finanças!

A missão do Colégio Victorino é preparar os alunos partindo do desenvolvimento de habilidades intelectuais e emocionais.
Dessa forma, a aprendizagem, integração de informações e capacidade de compreensão estarão em conjunto com a gestão das emoções.
Todo esse processo preservará o bem-estar pessoal do aluno, bem como proporcionará mais equilíbrio e harmonia em sua relação com o próximo.
Além disso, o Colégio Victorino é referência em uma educação de qualidade, uma vez que prepara seus alunos para tornarem-se cidadãos que atuarão em suas comunidades utilizando o máximo de seu potencial intelectual.
A instituição é preparada para formar futuros líderes que respeitarão valores morais e éticos na sociedade.
Os alunos são orientados a confiar em um futuro promissor, onde poderão não apenas sonhar, como também criar e realizar seus sonhos.

O Colégio Victorino preza pelo respeito, afetividade, autonomia, criatividade, ética e solidariedade.
Venha conhecer mais sobre nossa instituição educacional!